top of page

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1981. Trabalhou como professor na educação infantil, ensino fundamental e superior. Exerceu cargo de diretor de escola municipal de ensino fundamental (1987/1988) e coordenador pedagógico na Escola Sarapiquá (1996/1998), em Florianópolis.

Trabalha como Contador de Histórias desde 1995. Desde 1999 até o presente ministra palestras, oficinas e cursos de formação de contadores de histórias e realiza apresentações artísticas de narração oral em entidades como:

SESC de Santa Catarina e Paraná (oficinas e cursos de formação de Contadores de Histórias com carga horária de 60 horas); Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Centro de Ciências Humanas e da Educação (oficinas de 20 horas).

Comitês Regionais do PROLER nas cidades de Caçador, Joinville, Blumenau e Gaspar (SC);.

UNIBB - Universidade Corporativa do Banco do Brasil – Florianópolis.

Secretarias Municipais de Educação e outras instituições de ensino.

Em 2004, concluiu dissertação de mestrado com o título ”Quem Conta um Conto... A Narração de Histórias na Escola e suas Implicações Pedagógicas”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Participa de Festivais e Simpósios Internacionais de Contadores de Histórias, realizando apresentações e oficinas, tais como:

- La via delle fiabe, L’America Del Sud – Um viaggio tra oralità e escritura – III Convegno Internazionale – Pavia, Itália, maio de 2006.

- Boca do Céu – III Encontro Internacional de Contadores de Histórias – São Paulo, Brasil, abril de 2008.

- I Encontro Internacional CAIXA de Contadores de Histórias – Salvador, Brasil, agosto de 2009.

- 9º Simpósio Internacional de contadores de Histórias e Maratona do Rio – Rio de Janeiro, Brasil, agosto de 2010.

- Boca do Céu – IV Encontro Internacional de Contadores de Histórias – São Paulo, Brasil, maio de 2010.

- Projeto “Baú de Histórias” – SESC-SC – turnê de apresentações em 28 cidades do estado de Santa Catarina, nas edições de 2003, 2008, 2011,  2013 e 2015.

Ministrou disciplinas de Narração Oral na Faculdade Estácio de Sá (Santa Catarina) para o projeto de extensão “Faculdade da Maturidade” e no curso de Jornalismo (Estudos Complementares de Jornalismo), de julho de 2008 a dezembro de 2011.

Participante do projeto ARTE DA PALAVRA – REDE SESC DE LEITURAS (Departamento Nacional) no ano de 2017.

Conselheiro Municipal de Política Cultural de Florianópolis – representante da sociedade civil, de abril de 2012 a abril de 2014.- Atualmente, é integrante do Grupo Gestor do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura (FCLL) de Santa Catarina para implantação do Plano Estadual do Livro e da Leitura (PELL).

 

Publicações

Por que devemos contar histórias na Escola em “Baús e chaves da Narração de histórias; Gilka Girardelo (org.), Ed. Milbocas/SESC-SC, Florianópolis, SC, 2004.

A palavra: letra e voz em “Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces; Fábio Henrique Nunes Medeiros e Taiza Mara Rauen de Moraes (orgs.), edições SESC, São Paulo, 2015.

bottom of page