top of page

Espetáculos

Contos Fantásticos da Illha de Santa Catarina

Espetáculo premiado pelo Edital Elizabete Anderle de Incentivo à Cultura, edição 2014, traz contos da tradição oral da cultura de origem açoriana, baseado em Franklin Cascaes e pesquisa própria, realizada ao longo de mais de duas décadas. Com uma proposta cênica minimalista, o narrador traz histórias de benzedeiras, bruxas, lobisomens e outros personagens. Pela extensão do repertório, o espetáculo pode ser apresentado para público infantil, jovem ou adulto. 

Escola municipal da Costa da Lagoa - ed. infantil

 Pessoas

Em “O ano da morte de Ricardo Reis”, José Saramago toma como personagem o heterônimo de Fernando Pessoa. Como costuma acontecer quando “entramos” na história, “vesti a pele” do personagem e consegui ver o mundo através da sua perspectiva. Então me lembrei de um conto da tradição oral no qual “via” a alma deste poeta, como que retratada na história. Assim surgiu a ideia deste espetáculo: uma apresentação dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos,  Ricardo Reis e o próprio Pessoa, através da leitura de algumas de suas poesias e de histórias que retratam sua personalidade ou sua visão de mundo.

Espetáculo selecionado pelo projeto Baú de Histórias (SESC-SC) edição 2015.

Shantaram - Contos indianos

Neste espetáculo o público é convidado a viajar pela Índia através das histórias narradas e do som do sitar indiano, executado pelo músico João Neumann Jr. que cria uma "paisagem sonora", ao mesmo tempo em que traz para cena elementos visuais da cultura indiana. Após extensa pesquisa de repertório, o espetáculo pode ser apresentado para platéias diversas, a partir da idade de seis anos. Espetáculo selecionado pelo Projeto Baú de Histórias (SESC-SC) edição 2013

Causos de Viola

Na tradição da viola brasileira, este instrumento costuma andar de mãos dadas com o "causo". Os acordes da viola costumam invocar contos fantásticos, não apenas dos tantos casos de "pacto com o diabo", explicação para o virtuosismo de tantos violeiros, mas de aparições e outras "visagens". Neste espetáculo, novamente com o músico João Neumann Jr, o instrumento que acompanha o narrador é a viola brasileira, e sua sonoridade nos convida a imaginar as paisagens dos sertões do Brasil. Para públicos a partir de 10 anos.

bottom of page